Sweet Old-Fashioned Girl

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Tim Maia




Oi gentchi!

Tudo blzinha?

Hoje o papo, conforme o combinado, é sobre o síndico!



É preciso ser realista, Tim Maia era nada santo.
Porém, é uma pena o filme ter enfatizado fortemente as suas experiências negativas...ja que o seu talento musical, natural, era o que realmente merecia ser destacado...como é contado no livro: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Vale_Tudo_-_O_Som_e_a_Fúria_de_Tim_Maia

Pai do Soul da música Brasileira, indiscutivelmente, esse polêmico Carioca apresentou ao mundo uma das nossas maiores riqueza: A música Brasileira!
É considerado pela revista Rolling Stone o maior cantor Brasileiro de todos os tempos!

Vou contar dois "causos" meus como eu nunca mencionei aqui no blog antes, foram apenas coincidências com as músicas de Tim...

Primeiro "Causo":
Itu/SP - Junho/2001:
Enquanto essa música tocava e eu, com 21 anos, usava uma saia vermelha com bolinhas brancas e jaquetinha de "couro" (Oldie, desde sempre) conheci um rapaz especial. Namoramos por mais ou menos três anos e o fato de gostarmos das mesmas músicas contribuiu positivamente para a nossa aproximação...dentre outras afinidades.



Quando o namoro acabou, ficou essa lição:
"Um amor esquecido pode ser como uma música que gostamos e que deixou de ser sucesso...".
O tema Música novamente na minha vida gentchi, rs...Sim, para mim, já por longa data,  a minha história espontaneamente vincula-se à poesia, frase, música, blog :-)

Voltando ao Tim...
Intenso, emocional, esse caçula, de uma família com 12 irmãos, teve uma infância humilde e desde pequeno envolvido com a música, cantando no coral da igreja católica.

No final da adolescência mudou-se para os EUA onde foi bem acolhido por uma família que era cliente de seus pais quando residiu no Brasil...os pais de Tim eram cozinheiros e entregadores de marmita, no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro, onde ele nasceu e cresceu.
Para se manter em New York Tim trabalhou em lanchonetes, ramo familiar para ele, pois desde criança ajudava na entrega das marmitinhas produzidas pela família e quando a fome batia durante o "expediente" de trabalho, algum cliente, naquele dia ficaria sem almoço, pois no trajeto, Tim, algumas vezes, se encarregava do consumo da "quentinha"...

Dos EUA, ele trouxe fluência na língua Inglesa e uma bagagem musical fenomenal!
O fato de ele ter participado de uma banda de Soul "por lá" estimulou ainda mais o seu notável, incrível talento...
Voltou deportado dos EUA, onde foi preso por roubo, consumo de drogas...

Muito triste "ver" a sua lamentável trajetória de vida se enveredando por caminhos tão degradantes...

Tim se queixava e se entristecia demasiadamente pela questão de baixa auto-estima,
consequentemente pela rejeição por parte das mulheres...

Falando em rejeição, coincidentemente fiz um bom rapaz, bem intencionado, ficar chateado
comigo...
Logo que nos conhecemos, ele me ligava várias vezes ao dia, diariamente e esse
"grude" todo começou a me incomodar...
Em seguida, num sábado à tarde, ele me convidou para visitar a casa de sua família, onde aconteceria um karaokê entre amigos e pensei que seria legal e que talvez eu estivesse sendo chata com aquele "perfil da minha vaga"...
Então,, nesse dia, 2 semanas após termos nos conhecido, lá fui eu encantar espantar a todos com a minha voz afinada, rs...to brincando gentchi, exatamente como eu fazia no coral da igreja, eu só estava ali "de número", rs...em algum momento na vida eu já tive e tenho bom senso, não cantar em público, certamente é um desses, rs...
Quando cheguei à casa dele estavam a família e amigos me aguardando com um café-da-tarde muuuuito especial feito pelo anfitrião e a sua família...eles me receberam muito bem e...com muita expectativa...ui!
Eu não estava sendo chata, realmente eu estava certa sobre a minha percepção acerca daquele contexto "ansioso " de esperança do moço, logo percebi...e também que eu deveria imediatamente dar um basta naquilo para que ninguém se magoasse...foi tudo rápido demais por parte dele, mesmo que ambos tivéssemos ótimas intenções e não fosse esse traço no comportamento dele, poderia ter dado certo...quando decidi terminar o que nem havia começado, eis que surge um vozeirão no karaokê cantando:



Eu não sabia se ria ou se chorava, rs... aquela situação embaraçosa aliada à essa música, para mim um pouco cafona, porém que cabia naquela "DR"...aquele menino doce me olhando com cara de "me dá uma chance " e eu me sentindo a maior vilã por estar sendo sincera com ele e comigo...essa foi a última vez que nos vimos, porém por alguns anos ainda ele continuou me ligando e eu jamais o iludi, pelo contrário.

Voltando ao Tim...

Por toda a sua vida seguiu trabalhando em carreira artística que  muitas vezes se mostrou tão instável quanto aos seus relacionamentos amorosos...

Algumas namoradas foram marcantes, provavelmente a mais lembrada de todas elas é Geisa.
Geisa foi sempre muito companheira, inclusive durante as  turnês com a Banda de Tim,  mega competente, brilhante: Vitória Régia! Com ela Tim formou uma família e antes disso, experimentaram por alguns anos a realidade hippie.
Tiveram dois filhos biológicos e o "primogênito" , Léo Maia, quem ele assumiu como filho, após reatar com Geisa,  na época grávida  de outro.
O fim do relacionamento se deu algumas vezes, inclusive o matrimônio, pois Tim via em  sua mulher  alguém com uma postura excessivamente  controladora; Na verdade, ela o alertava sobre o uso indevido de drogas, dinheiro e tudo aquilo que o fazia mal, por querer tão bem o seu Tim ...

Léo Maia, também seguiu a carreira do pai...Azul da Cor do Mar...é uma interpretação  de arrasar!
Que charme hein gentchi!!!



Infelizmente, devido à sua vida descomedida,  desequilibrada,  associada ao  distúrbio alimentar (obesidade), diabetes, problemas respiratórios e envolvimento com drogas, aos 55  anos, faleceu antes de mais um, que poderia como tantos outros, ter sido um grande show!
Fazendo jus ao seu vozeirão!

Lg do Allgau,
Mari

Nenhum comentário: